top of page

SÃO PAULO SP

CASA DO PARQUE

2013

Arquitetura:

Guga Viana

Estrutura:

Benedictis Engenharia

Eng. Eduardo Duprat

Luminotécnica:

Reka Iluminação

Paisagismo:

Fernanda Fávero

Construção:

Nautilo Arquitetura & Gerenciamento

Fotos: Alessandro Guimarães

O terreno em aclive acentuado, no formato trapezoidal foi o principal condicionador do projeto.

O programa extenso demandava uma solução racional. Com isso setorizamos os ambientes pela função.

A solução se deu pela implantação. Acomodada no terreno com o mínimo de movimentação de terra possível, a casa apresenta três níveis diferenciados pelos usos: acesso (subsolo), área social (térreo) e área íntima (superior).

No subsolo, o vazio abriga os carros e serviços. A circulação de serviço se dá pela direita com uma escada confortável e o acesso social pela esquerda com uma rampa no limite frontal do terreno que contorna a piscina chegando na varanda.

No térreo, o volume da varanda ficou paralelo ao vizinho da direita. Assim, conseguimos maior amplitude visual na área social e piscina.

O volume do pavimento superior, paralelo ao vizinho da esquerda, garante a descontinuidade dos volumes, favorecendo a ventilação cruzada e a criação de áreas permeáveis.

Os contrastes dos cheios e vazios, das cores e texturas dos diferentes materiais de acabamento, foram pensados nos diversos detalhes construtivos da casa, e são fundamentais para explorar os efeitos da luz natural e da Iluminação, fazendo com que a casa tenha uma roupagem diferente de dia e de noite.        

bottom of page