NAUTILO
arquitetura
& gerenciamento
SÃO SEBASTIÃO SP
CASA
TOQUE-TOQUE GRANDE
2008
Arquitetura:
Gustavo Viana e André Becker.
Colaboração:
Henrique Bustamante
Estrutura:
Benedictis Engenharia
Eng. Eduardo Duprat
Luminotécnica:
Foco Luz & Desenho
Construção:
Bremenkamp
Eng. Alexsandro Bremenkamp
Fotos: Patricia Cardoso
A amplitude e riqueza do terreno permitiram que o programa fosse implantado criando-se escalas agradáveis em todos os diferentes momentos de uma casa com muitos acontecimentos.
A ocupação básica é caracterizada por uma grande laje-jardim sustentada por duas empenas de pedra na frente da praia, criando uma varanda e um ambiente de estar bem generoso em toda extensão transversal do terreno; e por um corpo maciço suspenso com os quartos mais perto da rua, criando um pátio interno entre estes dois corpos paralelos; temos ainda um terceiro corpo com os serviços em T, transversal a estes dois, conectando e atendendo-os e delimitando o pátio.
Mas não foi criado apenas um pátio interno, foram criadas correntes contínuas de ventilação e iluminação com o descolamento do volume do piso superior do volume do resto da casa através de um mini-pilotis, e da varanda em L que abraça a sala de estar envidraçada sem interromper o livre fluxo do ar. Ele vem da praia, alimente o pátio e flui sem ser bloqueado pelos dois andares do volume dos quartos, criando leveza visual e conforto climático.
Nesta parte defronte à rua, cada corpo segue sua lógica funcional e sensível, gerando uma composição extremamente dinâmica: a monolítica circulação vertical de pedras estruturando o volume suspenso dos quartos e o volume transversal dos serviços, contrastando com a tranqüilidade horizontal da fachada de frente ao mar.