top of page
antonio2 017
antonio2 017

press to zoom
antonio2 037
antonio2 037

press to zoom
antonio2 081
antonio2 081

press to zoom
antonio2 017
antonio2 017

press to zoom
1/11

SÃO PAULO SP

CASA

IBIRAPUERA

2005

Arquitetura:

Guga Viana

Estrutura:

Cia de Projetos

Heloisa Martins Maringoni

Luminotécnica:

Reka Iluminação

Construção:

Nautilo Arquitetura & Gerenciamento

A luminosidade dos ambientes, a busca por baixo custo e originalidade nos usos dos materiais foram os principais desafios deste projeto urbano situado em um lote de 300,00 m2, próximo ao parque do Ibirapuera.

A forma em paralelogramo do terreno direcionou o aproveitamento da frente e dos fundos da casa. A edícula ficou na frente, do lado esquerdo, definindo o acesso principal do lado direito e criando um eixo de circulação que se estende até a área de lazer, nos fundos, onde posicionamos a piscina e a churrasqueira. O espelho d´água logo na entrada, abaixo da escada, na mesma direção da piscina sugerindo continuidade, também reforça a visual deste eixo.

A contraposição do grande bloco da construção principal em massa rústica branca, com o bloco menor da edícula revestido de tijolos vermelhos assentados irregularmente com juntas secas, define o partido volumétrico e estético do projeto.

Os contrastes dos cheios e vazios, das cores e texturas dos diferentes materiais de acabamento, foram pensados nos diversos detalhes construtivos da casa, e são fundamentais para explorar os efeitos da luz natural e da luminotécnica, fazendo com que a casa tenha uma roupagem diferente de dia e de noite.         

bottom of page