ITUPEVA SP

CASA

FAZENDA DA GRAMA

2005

Arquitetura:

Guga Viana

Colaboração:

André becker

Localizado em um condomínio fechado em Itupeva, a 80 quilômetros de São Paulo, a casa de veraneio será implantada num lote em aclive com generosas dimensões (2.700,00 m2).

 

Com a área verde preservada voltada para frente do lote, o partido arquitetônico privilegiou as visuais, a insolação e a topografia, distribuindo os ambientes em níveis diferentes respeitando os 7,0 metros de desnível do terreno, formando um “U” aberto para o nordeste que abriga o pátio interno, com a piscina e as áreas de lazer.

 

No bloco da frente temos o escritório, a área social e a suíte principal com aberturas tanto para o pátio quanto para frente do terreno, na cobertura deste bloco temos um espelho d´água que favorece o conforto térmico do mesmo.

 

No bloco intermediário subimos diferentes níveis até chegarmos a escada que liga ao pavimento superior, voltados para o pátio da piscina temos o jantar, cozinha e churrasqueira sob a laje jardim e o volume da caixa d´agua; voltados para o lote vizinho temos a garagem, os serviços e os aposentos do caseiro.

 

No bloco dos fundos estão as suítes dos filhos, com aberturas tanto para vista da área verde preservada, quanto para os jardins dos fundos, onde podemos contornar o bloco descendo os decks até chegar ao nível da piscina novamente, de frente para o pátio sob as suítes temos a sauna, sala de jogos e vestiário.

 

Todas aberturas da casa foram pensadas para favorecer a integração dos ambientes, as visuais, a luminosidade e a ventilação.   

CONTATO:

Tel: +55 11 3675 8456

Email: nautilo@nautilo.arq.br

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Homify